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Foto do escritorIzabela Luiza

Propaganda vs. conteúdo informativo: qual a diferença e por que os cartórios devem ficar atentos?

Quando pensamos em cartórios, muitos ainda associam esses locais a filas intermináveis, papelada e muita burocracia. Mas a verdade é que os cartórios estão cada vez mais modernos e conectados, especialmente nas redes sociais. No entanto, é crucial entender a diferença entre propaganda e conteúdo informativo para evitar problemas com a legislação.


A importância de estar nas redes sociais



Já falamos aqui que estar presente nas redes sociais é uma excelente maneira de mudar a imagem do cartório e alcançar um público maior. No meio digital, os cartórios podem mostrar que estão acompanhando as tendências, facilitando ainda mais a comunicação com os cidadãos.


Mas o que diz a legislação?


De acordo com a legislação voltada para as serventias extrajudiciais, a publicidade realizada pelo notário deve conciliar a necessidade de informar o público com a proibição de utilizar procedimentos comerciais que visem atrair clientes.


Ela proíbe explicitamente a promoção individual do notário, permitindo apenas a divulgação de serviços de caráter institucional.



O que pode e o que não pode?


O cartório NÃO pode fazer:


• Propaganda do SEU cartório;

• Publicidade com o objetivo de captar clientes.


O cartório PODE fazer:


• Publicar conteúdo informativo sobre os serviços oferecidos;

• Explicar quais documentos são necessários para determinados atos;

• Esclarecer as principais dúvidas dos cidadãos;

• Criar vídeos, reels e carrosséis educativos;

• Utilizar memes e posts descontraídos para criar uma conexão com o público.


O segredo de tudo é ter cautela e focar em conteúdos que deixem o seu público informado. Use as redes sociais para mostrar que o cartório está preocupado em esclarecer e ajudar a comunidade. Pense nas dúvidas que os clientes trazem diariamente e desenvolva conteúdo para responder a essas questões.


Exemplos de conteúdos informativos


  1. Vídeos explicativos: mostre passo a passo como realizar determinados serviços no cartório.

  2. Posts de perguntas e respostas: utilize as redes sociais para coletar dúvidas do público e responda em posts.

  3. Memes e conteúdos descontraídos: crie memes que tornem o conteúdo mais leve e acessível, ajudando a mudar a percepção de que o cartório é um lugar apenas de burocracia.


Os cartórios têm muito a ganhar com uma presença bem planejada nas redes sociais. Contudo, lembre-se: a chave é informar, não promover. Transforme a percepção do seu cartório com conteúdos que educam e esclarecem, conquistando a confiança e simpatia do público.

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