top of page

Os 7 maiores erros que um cartório pode cometer no marketing

Foto do escritor: Laura PortoLaura Porto

Um cartório eficiente não é simplesmente aquele que presta bons serviços, mas também o que sabe comunicar seus diferenciais ao público. Em pleno 2025, é essencial que as serventias saibam investir no seu marketing para se destacar, conquistar os clientes e garantir que escolham o seu cartório quando precisarem resolver alguma questão.


Porém, muitos cartórios ainda cometem erros graves no marketing, interferindo no relacionamento com os clientes; confira os 7 principais erros e como evitá-los.


1. Negligenciar o Instagram e as redes sociais


Muitos tentam fugir, mas não têm para onde correr. As redes sociais vieram para ficar e são ferramentas preciosas para as empresas que querem se conectar com o seu público, afinal, são fundamentais para a visibilidade de qualquer negócio, incluindo cartórios. Um perfil desatualizado passa a impressão de descuido, enquanto o atualizado engaja os clientes.


Como evitar:

  • Publique conteúdos informativos e humanizados regularmente para alcançar mais pessoas;

  • Utilize um cronograma de postagens para manter a consistência.


2. Usar o Instagram de forma amadora


Ainda seguindo essa linha e pensando nas redes sociais, perfis com imagens de baixa qualidade, textos confusos ou sem propósito afastam o público.


Como evitar:

  • Invista em artes profissionais e legendas claras;

  • Conte com uma empresa especializada em marketing e redes sociais para cuidar dos canais digitais do seu cartório.


3. Ignorar a coesão da marca



Não manter a uniformidade na comunicação nos canais digitais (domínio de e-mail, nome de usuário, imagem pública) passa uma imagem ruim, confunde os clientes e prejudica a credibilidade do cartório.


Como evitar:

  • Padronize o domínio de e-mail (ex.: atendimento@nomedocartorio.com);

  • Use o mesmo nome de usuário em todas as redes sociais;

  • Confira se sua imagem pública é consistente e faz sentido pelos olhos do cliente.


4. Não construir uma identidade visual


Como o nome indica, a identidade visual se refere ao conjunto dos elementos estéticos que constroem o imaginário e o reconhecimento da sua marca. O seu cartório já tem uma? Se você demorou para responder, é provável que não, e já está passando da hora de ter. Ela é essencial para diferenciar o cartório no mercado e fortalecer a memória da marca.


Como evitar:

  • Defina uma paleta de cores, fontes e elementos gráficos que representem o cartório;

  • Conte com profissionais capacitados para não só criar um manual de identidade visual, mas aplicá-la em todas as suas comunicações.


5. Não respeitar a identidade visual


A partir do momento que você tem uma identidade visual estabelecida, é preciso respeitá-la e fazer as aplicações nas comunicações da serventia. Muitos cartórios colocam cartazes e banners com estéticas e elementos aleatórios, além de uniformes fora da paleta de cores definida.


Como evitar:

  • Certifique-se de que todos os materiais visuais sigam o manual da marca;

  • Padronize os uniformes e a comunicação visual interna e externa (sim, isso inclui os posts da suas redes sociais!).


6. Abandonar o inbound marketing e a mídia off-line



Focar apenas em uma abordagem e abandonar outras estratégias comprovadas vai limitar o alcance do cartório. Traduzindo, o inbound marketing é o marketing de atração e conversão de clientes e, a mídia off-line, a publicidade fora dos meios digitais, como banners, cartazes, cartões de visita, etc.


Como evitar:

  • No digital, crie conteúdos relevantes que atraiam, eduquem e engajem seu público;

  • Na mídia off-line, crie materiais físicos para impactar as pessoas.


7. Não responder avaliações no Google ou redes sociais


Nunca deixe o seu cliente sem resposta, independente de qual canal for. Deixar avaliações ou mensagens e comentários nas redes sociais e e-mails sem resposta passa uma imagem de descaso e ninguém quer comunicar isso, não é mesmo?


Como evitar:

  • Agradeça pelos elogios, aceite e responda às críticas de forma empática;

  • Utilize os feedbacks para melhorar os serviços.


Resumindo: evitar esses erros permite que o cartório construa uma imagem sólida e confiável, além de fortalecer o relacionamento com o público. Comece hoje mesmo a revisar suas estratégias de marketing e colha os frutos de uma comunicação eficiente e humanizada!


Não sabe por onde começar? A Marketing Para Cartórios é a ajuda que você estava procurando! Somos uma empresa especializada em marketing voltado para redes sociais, design e identidade visual.


Dessa forma, você delega a função para quem entende do assunto e pode focar na administração do cartório. Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

bottom of page