Um cartório eficiente não é simplesmente aquele que presta bons serviços, mas também o que sabe comunicar seus diferenciais ao público. Em pleno 2025, é essencial que as serventias saibam investir no seu marketing para se destacar, conquistar os clientes e garantir que escolham o seu cartório quando precisarem resolver alguma questão.
Porém, muitos cartórios ainda cometem erros graves no marketing, interferindo no relacionamento com os clientes; confira os 7 principais erros e como evitá-los.
1. Negligenciar o Instagram e as redes sociais
Muitos tentam fugir, mas não têm para onde correr. As redes sociais vieram para ficar e são ferramentas preciosas para as empresas que querem se conectar com o seu público, afinal, são fundamentais para a visibilidade de qualquer negócio, incluindo cartórios. Um perfil desatualizado passa a impressão de descuido, enquanto o atualizado engaja os clientes.
Como evitar:
Publique conteúdos informativos e humanizados regularmente para alcançar mais pessoas;
Utilize um cronograma de postagens para manter a consistência.
2. Usar o Instagram de forma amadora
Ainda seguindo essa linha e pensando nas redes sociais, perfis com imagens de baixa qualidade, textos confusos ou sem propósito afastam o público.
Como evitar:
Invista em artes profissionais e legendas claras;
Conte com uma empresa especializada em marketing e redes sociais para cuidar dos canais digitais do seu cartório.
3. Ignorar a coesão da marca
Não manter a uniformidade na comunicação nos canais digitais (domínio de e-mail, nome de usuário, imagem pública) passa uma imagem ruim, confunde os clientes e prejudica a credibilidade do cartório.
Como evitar:
Padronize o domínio de e-mail (ex.: atendimento@nomedocartorio.com);
Use o mesmo nome de usuário em todas as redes sociais;
Confira se sua imagem pública é consistente e faz sentido pelos olhos do cliente.
4. Não construir uma identidade visual
Como o nome indica, a identidade visual se refere ao conjunto dos elementos estéticos que constroem o imaginário e o reconhecimento da sua marca. O seu cartório já tem uma? Se você demorou para responder, é provável que não, e já está passando da hora de ter. Ela é essencial para diferenciar o cartório no mercado e fortalecer a memória da marca.
Como evitar:
Defina uma paleta de cores, fontes e elementos gráficos que representem o cartório;
Conte com profissionais capacitados para não só criar um manual de identidade visual, mas aplicá-la em todas as suas comunicações.
5. Não respeitar a identidade visual
A partir do momento que você tem uma identidade visual estabelecida, é preciso respeitá-la e fazer as aplicações nas comunicações da serventia. Muitos cartórios colocam cartazes e banners com estéticas e elementos aleatórios, além de uniformes fora da paleta de cores definida.
Como evitar:
Certifique-se de que todos os materiais visuais sigam o manual da marca;
Padronize os uniformes e a comunicação visual interna e externa (sim, isso inclui os posts da suas redes sociais!).
6. Abandonar o inbound marketing e a mídia off-line
Focar apenas em uma abordagem e abandonar outras estratégias comprovadas vai limitar o alcance do cartório. Traduzindo, o inbound marketing é o marketing de atração e conversão de clientes e, a mídia off-line, a publicidade fora dos meios digitais, como banners, cartazes, cartões de visita, etc.
Como evitar:
No digital, crie conteúdos relevantes que atraiam, eduquem e engajem seu público;
Na mídia off-line, crie materiais físicos para impactar as pessoas.
7. Não responder avaliações no Google ou redes sociais
Nunca deixe o seu cliente sem resposta, independente de qual canal for. Deixar avaliações ou mensagens e comentários nas redes sociais e e-mails sem resposta passa uma imagem de descaso e ninguém quer comunicar isso, não é mesmo?
Como evitar:
Agradeça pelos elogios, aceite e responda às críticas de forma empática;
Utilize os feedbacks para melhorar os serviços.
Resumindo: evitar esses erros permite que o cartório construa uma imagem sólida e confiável, além de fortalecer o relacionamento com o público. Comece hoje mesmo a revisar suas estratégias de marketing e colha os frutos de uma comunicação eficiente e humanizada!
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